Processo Seletivo

Os interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEMin) deverão ser aprovados em processo seletivo. O processo seletivo se dá através de Edital específico pelo menos uma vez ao ano, conforme calendário a ser divulgado neste site. O Edital do processo seletivo para ingresso de alunos regulares de mestrado e doutorado no PPGEMin no ano de 2021 será divulgado até julho de 2020.

Em 2020 serão oferecidas duas provas de proficiência em Língua Inglesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), uma em março e outra no segundo semestre, cuja data será definida até julho de 2020. O Edital da prova de proficiência em Língua Inglesa de março pode ser acessado pelo link a seguir:

Resultado da prova de proficiência em Língua Inglesa (março/2020)

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL ANTERIOR (2019) PARA REFERÊNCIA

O Edital para o processo seletivo para ingresso de alunos regulares de mestrado e doutorado no PPGEMin no ano de 2020 está disponível através do link EDITAL 2019/01, que contém todas as informações relativas aos requisitos, documentação necessária e provas a serem realizadas.

As inscrições deverão ser efetuadas através de formulário de inscrição impresso e assinado pelo candidato, e as datas relevantes são apresentadas a seguir:

Evento   Datas e horários
Inscrição no processo seletivo1
  • 15/07 a 29/07/2019 – Correios
  • 15/07 a 12/08/2019 – Presencial
1ª fase: Proficiência em Engenharia Mineral
  • Data limite para pagamento do boleto pelo aluno: 15/08/2019
  • Prova: 12/09/2019 das 08:30 às 12:30 (anfiteatro do PMI)
  • Divulgação dos resultados da prova no site do PMI: 20/09/2019
1ª fase: Proficiência em Língua Inglesa 2
  • Inscrição: 15/07 a 12/08/2019
  • Data limite para pagamento do boleto pelo aluno: 13/08/2019
  • Prova: 12/09/2019 das 14:30 às 16:30 (anfiteatro do PMI)
  • Divulgação dos resultados da prova no site do PMI: 20/09/2019
2ª fase: Análise do projeto de pesquisa e análise curricular com arguição.

  • Candidatos a Mestrado 3
  • Candidatos a Doutorado 3
  • Até 07/10/2019 – Entrega dos documentos adicionais pelos candidatos aprovados na primeira fase
  • 21 a 24/10/2019 – Apresentação do projeto e arguição
  • Divulgação dos resultados no site do PMI: 30/10/2019
  1. Horário de inscrições da secretaria de Pós-Graduação do PPGEMin: das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 16:30.
  2. Para maiores detalhes em relação à prova de proficiência em língua inglesa do Centro de Línguas da FFLCH-USP consultar: www.linguas.fflch.usp.br/content/proficiência-em-inglês.
  3. O horário das apresentações e arguição dos candidatos será informado após entrega de documentos complementares para a segunda fase do processo de seleção.

INSCRIÇÃO 2019

A inscrição para o processo seletivo deve ser realizada pelo interessado ou por pessoa indicada (nesse caso trazer carta de autorização assinada) no período de 15 de julho a 12 de agosto de 2019 na Secretaria do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP.

Também será possível realizar a inscrição por correspondência, cuja documentação deve ser colocada em correio (SEDEX) até a data limite de 29 de julho de 2019.

Endereço para envio de documentação ou inscrição presencial:
Escola Politécnica da USP – Dep. de Engenharia de Minas e de Petróleo
At. Secretaria de Pós-Graduação do PPGEMin
Av. Prof. Mello Moraes, 2373 – Cidade Universitária
05508-030 – São Paulo – SP

Atendimento: dias úteis das 10:00 às 12:00 e das 14:30 às 16:30

A taxa de inscrição no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral é de R$200,00 (não-reembolsável), a qual deverá ser paga pelo candidato até o dia 15 de agosto de 2019 (ou conforme data de vencimento indicada no boleto), por meio de boleto gerado pela Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP, campi de São Paulo e Santos.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA DE PROFICIÊNCIA EM
CONHECIMENTOS DE ENGENHARIA MINERAL

A Prova de Proficiência em Conhecimentos de Engenharia Mineral é baseada no conteúdo de disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia de Minas e Engenharia de Petróleo da EPUSP, versando sobre os temas:

  • Lavra de Minas: Características geológicas e espaciais dos corpos mineralizados; Relações mineralização/rochas encaixantes: considerações básicas para fins de extração; Métodos de lavra a céu aberto e subterrânea; Perfuração e desmonte de rocha;
  • Tratamento de Minérios: Balanço de massa, de águas e metalúrgico; Cominuição (britagem e moagem); Classificação; Métodos de concentração; Desaguamento e operações auxiliares;
  • Pesquisa Mineral, Economia Mineral e Caracterização de Matérias-Primas Minerais: Conceitos de mineral, rocha, minério, jazida, mineral de minério, mineral de ganga, teor de corte, grau de liberação, lavra e mina; Participação da mineração e do Produto Mineral Bruto no PIB; Noções de prospecção e avaliação de depósitos; Produção mineral brasileira no contexto mundial; Recursos e potencial mineral do Brasil; Principais aplicações de matérias primas minerais; Caracterização de Matérias-Primas Minerais: conceitos, parâmetros determinados, métodos e técnicas de caracterização, análise dos processos de separação;
  • Meio Ambiente, Segurança e Higiene Ocupacional: Impactos ambientais das atividades de mineração; Recuperação de áreas degradadas; Controle de poluição; Legislação ambiental; Higiene Ocupacional: agentes biológicos, químicos e físicos; Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho;
  • Óleo e Gás Natural: Fundamentos da Prospecção de Petróleo – Métodos Sísmicos; Fundamentos da Engenharia de Reservatórios; Sistemas de perfuração rotativa; Revestimento e cimentação de poços; Hidráulica e Controle de poço: kick e blowout; Fundamentos da completação de poços: tipos, etapas e parâmetros; Danos e técnicas de estimulação de poços; Elevação artificial.

A prova, com duração de 4,0 horas, constará de cinco conjuntos com questões específicas sobre os tópicos acima. O candidato deverá responder preferencialmente às questões relativas à sua área de interesse assinalada no formulário de inscrição. RESSALTA-SE QUE NÃO HAVERÁ REVISÃO DE PROVAS.

LOCAL DAS PROVAS DE PROFICIÊNCIA EM ENGENHARIA MINERAL E EM LÍNGUA INGLESA

As provas serão realizadas no anfiteatro do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP (campus de São Paulo).

Av. Prof. Mello Moraes, 2373, Butantã – CEP 05508-030, São Paulo – SP, Brasil
Link mapa: https://goo.gl/maps/Bw88JRYiFmR2 (entrada pelo estacionamento GOLF 14 – Av. Prof. Mello Moraes 2231)

NÚMERO DE VAGAS

Será oferecido o limite máximo de 22 (vinte e duas) vagas para a área de concentração em Engenharia Mineral, distribuídas da seguinte maneira:

  • Lavra de Minas: até 2 (duas) vagas.
  • Tratamento de Minérios: até 10 (dez) vagas.
  • Pesquisa Mineral, Economia Mineral e Caracterização de Matérias-Primas Minerais: até 5 (cinco) vagas.
  • Meio Ambiente, Segurança e Higiene Ocupacional: até 2 (duas) vagas.
  • Óleo e Gás Natural: até 3 (três) vagas.

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………