Disciplinas e Calendário

 DISCIPLINAS

NOVO: HORÁRIO DISCIPLINAS/COURSE TIME: PPGEMin 3º. periodo 2022 v 2 com inglês.

HORÁRIO DE DISCIPLINAS (09/02/2022): PORTUGUES DISCIPLINAS PPGEMin 1º e 2º períodos.
COURSE TIME (2022/02/09):  ENGLISH – SUBJECTS PPGEMin 1º e 2º períodos.

1º PERÍODO

2º PERÍODO

3º PERÍODO

PRÉ-MATRÍCULA DOS ALUNOS REGULARES  (via WEB)  21/02 a 13/03/2022   21/02 a 13/03/2022
04/07 a 10/07/2022
AVAL DOS ORIENTADORES (via WEB)  14/03 a 20/03/2022 14/03 a 20/03/2022  11/07 a 17/07/2022
DEFERIMENTO DOS MINISTRANTES (via WEB)  21/03 a 27/03/2022 21/03 a 27/03/2022  18/07 a 24/07/2022
MATRÍCULA DOS ALUNOS REGULARES NOVOS E ALUNOS ESPECIAIS (acompanhe abaixo as atualizações das Informações Importantes PPGEMin)   07/03 e 08/03/2022  07/03 e 08/03/2022
 22/08 e 23/08
 INÍCIO DO PERÍODO LETIVO  28/03/2022 20/06/2022  12/09/2022
RETIFICAÇÃO de matrícula (INCLUSÃO/EXCLUSÃO de disciplinas – SOMENTE para alunos que fizeram matrícula 04/04 e 05/04/2022 27/06 e 28/06/2022  19 e 20/09
 Cancelamento de disciplinas:    O aluno regular solicita no Janus o cancelamento de acordo com o início da disciplina.  O aluno regular solicita no Janus o cancelamento de acordo com o início da disciplina. O aluno regular solicita no Janus o cancelamento de acordo com o início da disciplina.

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DAS NOTAS 60 dias após o término da disciplina.

OBSERVAÇÕES

A Escola Politécnica, por oferecer cursos quadrimestrais, adapta-se ao calendário de Pós-Graduação da USP, que é semestral.

O Sistema Janus não aceita matrícula decorridos 25% do início das aulas (para garantir que o aluno obtenha 75% de frequência mínimo exigido para aprovação na disciplina).

Inclusão (e exclusão) de disciplinas – aluno especial: como não tem vínculo com nenhum programa, cursa disciplinas isoladas; o Sistema Janus permite matrícula/exclusão somente antes de início do período.

Não é possível realizar trancamento de matrícula em disciplinas do PPGEMin.

As disciplinas são normalmente oferecidas no período de 12 semanas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PPGEMin:

1.  As aulas do PPGEMin são ministradas de forma presencial ou remota (on-line/híbrida), conforme indicado na tabela de HORÁRIOS DAS DISCIPLINAS de cada período letivo.

2. A matrícula do(a) candidato(a) aprovado(a) em processo seletivo válido como aluno(a) regular do programa somente será homologada após apresentação dos documentos abaixo indicados (foto e cópias autenticadas), apresentação de carta de aceite de um orientador, com data atual, assinada por um professor credenciado no PPGEMin (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/orientadoresInicial.jsf?tipo=O&action=2&codare=3134). Os pedidos de PRIMEIRA MATRÍCULA de aluno regular Mestrado ou Doutorado devem ser enviados pelo Google Forms:   https://forms.gle/ejHYZZMVGooWMUSx6. As matrículas em disciplinas (ou matrícula de acompanhamento caso não deseje cursar nenhuma disciplina no período) devem ser realizadas pelo aluno em TODOS OS PERÍODOS  no sistema Janus após cadastramento da PRIMEIRA MATRÍCULA COMO ALUNO  REGULAR pela secretaria, conforme calendário acima – acompanhe com frequência os avisos enviados pelo Sistema Janus.

3. TODOS os alunos especiais devem consultar previamente, por e-mail, o docente da disciplina (http://www.pmi.poli.usp.br/?page_id=27), declarando a respectiva anuência no formulário do pedido de matrícula. ATENÇÃO: veja no início desta página as disciplinas que serão oferecidas nos próximos períodos letivos. Alunos especiais podem solicitar matrícula em até 3 disciplinas por ano, a serem analisadas e aprovadas pela CCP do PPGEMin.

5. Em função da pandemia do COVID-19, os pedidos de matrícula de alunos especiais para o(s) próximo(s) período(s) letivo(s) deverão ser enviados pelo Google Forms: https://forms.gle/6QVnh4e3wuhwp1V4A ,  nos dias 22 e 23 agosto de 2022.

6. É cobrada uma taxa de inscrição de R$100,00 por disciplina para os alunos especiais. Após envio dos documentos pelo Google Forms, solicite, por gentileza, o respectivo boleto bancário para a Secretária luciandrea@usp.br e, para efetivar a matrícula, envie o comprovante de pagamento em resposta ao boleto recebido, no máximo até 17h do dia 26 de agosto de 2022.

Notas:

Caso a disciplina seja cancelada por motivo de número insuficiente de inscritos, o valor pago na categoria de aluno especial ficará como crédito para matrícula no próximo período letivo, não sendo possível o reembolso (em espécie) em nenhuma hipótese.

A maioria das disciplinas do PPGEMin é ministrada via MOODLE USP https://edisciplinas.usp.br/acessar/, (a não ser que o docente entre em contato informando outra forma). Clique em ACESSAR e depois em PRIMEIRO ACESSO (abaixo da barra laranja ENTRAR). Utilize o email “alternativo” com o qual enviou o pedido de matrícula ou o seu nUSP e solicite SENHA ÚNICA.

Consulte seu número USP na Secretaria do PPPGEMin ou envie email para  marcioponzetta@usp.br, se for o caso, informando o NOME COMPLETO.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS E ALUNOS REGULARES NOVOS
– 1 foto 3×4;
– Cópia do histórico escolar graduação (e também histórico do mestrado para ingresso no doutorado);
– Cópia do diploma de graduação, frente e verso, e para doutorado, cópia também do diploma de mestrado, frente e verso;
– Cópia da carteira de identidade (RG ou RNE – não pode ser CNH ou outro) e do CPF;

– Carta de aceite de um orientador credenciado no PPGEMin – data atual; 

– Requerimento de matrícula totalmente preenchido e assinado (disponível abaixo).
– Somente para alunos especiais: comprovante de pagamento da taxa de matrícula, sendo R$100,00 por disciplina.

ATENÇÃO: Para efetivar a primeira matrícula no PPGEMin, os ALUNOS REGULARES NOVOS deverão apresentar 1 FOTO 3X4 e 1 cópia autenticada de cada documento acima relacionados, exceto o requerimento de matrícula e a carta de aceite, na Secretaria do PPGEMin, em São Paulo ou em Santos.

Endereços e telefones:

  • Em São Paulo (Cidade Universitária)
    Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo-PMI
    Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Av. Prof. Mello Moraes, 2373, Butantã – São Paulo – SP, Brasil –  CEP 05508-030
    Link mapa: https://goo.gl/maps/Bw88JRYiFmR2 (entrada pelo estacionamento GOLF 14 – Av. Prof. Mello Moraes 2231)
  • Secretária Beleza Matsuoka
    Tel.: +55 11 2648-1303
    E-mail: beleza@usp.br ou ppg.mineral@usp.br
  • Poli – Santos (Engenharia de Petróleo)
    Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo
    Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
    Praça Narciso de Andrade s/n – Vila Mathias – Santos – SP, Brasil – CEP 11013-560,
  • Secretária Regiane Isabel da Silva
    Tel.: +55 13 3229-2710
    E-mail: regianes@usp.br

REQUERIMENTO DE MATRÍCULAMATRÍCULA PPGEMin

CALENDÁRIO ESCOLAR: calendário de matrículas da CPG.

MATRÍCULA ON-LINE (somente alunos regulares antigos):  www.sistemas.usp.br 

REQUERIMENTO DE RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA (somente para alunos regulares, enviar pdf com assinaturas para Secretaria do PPGEMin – de 19 a 23/07/21- beleza@usp.br, com cópia para ppg.mineral@usp.brFORMULPARIO RETIFICAÇÃO MATRÍCULA – ALUNO REGULAR

Legislação USP:

Regimento da Pós-Graduação USP – Resolução 7493/2018.

Regulamento do PPGEMin – Resolução CoPGr 7613/2019.

DISCIPLINAS DO PROGRAMA

O programa conta atualmente com 44 disciplinas ativas e cadastradas que são ministradas regularmente em intervalos anual, bienal e trienal. Estas estão relacionadas diretamente às competências dos docentes cadastrados no programa e, indiretamente, atreladas às linhas de pesquisa do programa.

A relação atualizada das disciplinas, seus objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e bibliografia estão disponíveis no Catálogo de Disciplinas do Sistema Janus da USP: acesso às disciplinas ativas do PPGEMin-EPUSP).