Disciplinas e Calendário

 ELENCO DISCIPLINAS

HORÁRIO DISCIPLINAS 3º PERÍODO 2023 – clique aqui.
HORÁRIO DISCIPLINAS 1º e 2º PERÍODOS 2023 – clique aqui.

           

2023

1º     PERÍODO

2º PERÍODO

3º PERÍODO

PRÉ-MATRÍCULA DOS ALUNOS REGULARES  (via WEB)  09/01 a 22/01/2023  09/01 a 22/01/2023  03/07 a 09/07/2023
AVAL DOS ORIENTADORES (via WEB) 23/01 a 29/01/2023 23/01 a 29/01/2023 10/07 a 16/07/2023
DEFERIMENTO DOS MINISTRANTES (via WEB)  30/01 a 05/02/2023 30/01 a 05/02/2023 17/07 a 23/07/2023
MATRÍCULA DOS ALUNOS REGULARES NOVOS E ALUNOS ESPECIAIS (acompanhe abaixo as atualizações das Informações Importantes PPGEMin) 27/02 e 28/02/2023 27/02 e 28/02/2023 28/08 e 29/08/2023
 INÍCIO DO PERÍODO LETIVO 13/03/2023 19/06/2023 11/09/2023
RETIFICAÇÃO de matrícula (INCLUSÃO/EXCLUSÃO de disciplinas – SOMENTE para alunos que fizeram matrícula 27/03 e 28/03/2023 03 e 04/07/2023 25 e 26/09/2023
 Cancelamento de disciplinas:    O aluno regular solicita no Janus o cancelamento de acordo com o início da disciplina.  O aluno regular solicita no Janus o cancelamento de acordo com o início da disciplina. O aluno regular solicita no Janus o cancelamento de acordo com o início da disciplina.

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DAS NOTAS 60 dias após o término da disciplina.

OBSERVAÇÕES

A Escola Politécnica, por oferecer cursos quadrimestrais, adapta-se ao calendário de Pós-Graduação da USP, que é semestral.

O Sistema Janus não aceita matrícula decorridos 25% do início das aulas (para garantir que o aluno obtenha 75% de frequência mínimo exigido para aprovação na disciplina).

Inclusão (e exclusão) de disciplinas – aluno especial: como não tem vínculo com nenhum programa, cursa disciplinas isoladas; o Sistema Janus permite matrícula/exclusão somente antes de início do período.

Não é possível realizar trancamento de matrícula em disciplinas do PPGEMin.

As disciplinas são normalmente oferecidas no período de 12 semanas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PPGEMin:

1.  As aulas do PPGEMin são ministradas de forma presencial ou remota (on-line/híbrida), conforme indicado na tabela de HORÁRIOS DAS DISCIPLINAS de cada período letivo.

2. A matrícula do(a) candidato(a) aprovado(a) em processo seletivo válido como aluno(a) regular do programa somente será homologada após apresentação dos documentos abaixo indicados (foto e cópias autenticadas), apresentação de carta de aceite de um orientador, com data atual, assinada por um professor credenciado no PPGEMin (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/orientadoresInicial.jsf?tipo=O&action=2&codare=3134). Os pedidos de PRIMEIRA MATRÍCULA de aluno regular Mestrado ou Doutorado devem ser enviados pelo Google Forms:   https://forms.gle/ejHYZZMVGooWMUSx6. As matrículas em disciplinas (ou matrícula de acompanhamento caso não deseje cursar nenhuma disciplina no período) devem ser realizadas pelo aluno em TODOS OS PERÍODOS  no sistema Janus após cadastramento da PRIMEIRA MATRÍCULA COMO ALUNO  REGULAR pela secretaria, conforme calendário acima – acompanhe com frequência os avisos enviados pelo Sistema Janus.

3. TODOS os alunos especiais devem consultar previamente, por e-mail, o docente da disciplina (http://www.pmi.poli.usp.br/?page_id=27), declarando a respectiva anuência no formulário do pedido de matrícula. ATENÇÃO: veja no início desta página as disciplinas que serão oferecidas nos próximos períodos letivos. Alunos especiais podem solicitar matrícula em até 3 disciplinas por ano, a serem analisadas e aprovadas pela CCP do PPGEMin.

5. Em função da pandemia do COVID-19, os pedidos de matrícula de alunos especiais para o(s) próximo(s) período(s) letivo(s) deverão ser enviados pelo Google Forms: https://forms.gle/6QVnh4e3wuhwp1V4A ,  nos dias 27 e 28/02/2023 para 1º e 2º períodos e nos dias 28/08 e 29/08/2023 para o 3º período.

6. É cobrada uma taxa de inscrição de R$100,00 por disciplina para os alunos especiais. Após envio dos documentos pelo Google Forms, solicite, por gentileza, o respectivo boleto bancário para a Secretária Regiane regianes@usp.br, cc wfcanec@usp.br e, para efetivar a matrícula, envie o comprovante de pagamento em resposta ao boleto recebido, no máximo até 3 dias após envio do pedido de matrícula.

Notas:

Caso a disciplina seja cancelada por motivo de número insuficiente de inscritos, o valor pago na categoria de aluno especial ficará como crédito para matrícula no próximo período letivo, não sendo possível o reembolso (em espécie) em nenhuma hipótese.

A maioria das disciplinas do PPGEMin é ministrada via MOODLE USP https://edisciplinas.usp.br/acessar/, (a não ser que o docente entre em contato informando outra forma). Clique em ACESSAR e depois em PRIMEIRO ACESSO (abaixo da barra laranja ENTRAR). Utilize o email “alternativo” com o qual enviou o pedido de matrícula ou o seu nUSP e solicite SENHA ÚNICA.

Consulte seu número USP na Secretaria do PPPGEMin ou envie email para  marcioponzetta@usp.br, se for o caso, informando o NOME COMPLETO.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS E ALUNOS REGULARES NOVOS
– 1 foto 3×4 recente;
– Cópia do histórico escolar graduação (e também histórico do mestrado para ingresso no doutorado);
– Cópia do diploma de graduação, frente e verso, e para doutorado, cópia também do diploma de mestrado, frente e verso;
– Cópia da carteira de identidade (RG ou RNE – não pode ser CNH ou outro) e do CPF;

– Carta de aceite de um orientador credenciado no PPGEMin – data atual; 

– Requerimento de matrícula totalmente preenchido e assinado (disponível abaixo).
– Somente para alunos especiais: comprovante de pagamento da taxa de matrícula, sendo R$100,00 por disciplina.

ATENÇÃO: Para efetivar a primeira matrícula no PPGEMin, os ALUNOS REGULARES NOVOS deverão apresentar 1 FOTO RECENTE 3X4 e 1 cópia autenticada de cada documento acima relacionados, exceto o requerimento de matrícula e a carta de aceite, na Secretaria do PPGEMin, em São Paulo ou em Santos.

Endereços e telefones:

    • Em São Paulo (Cidade Universitária)
      Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo-PMI
      Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
      Av. Prof. Mello Moraes, 2373, Butantã – São Paulo – SP, Brasil –  CEP 05508-030
      Link mapa: https://goo.gl/maps/Bw88JRYiFmR2 (entrada pelo estacionamento GOLF 14 – Av. Prof. Mello Moraes 2231)
    • Secretária Elisabete Aparecida Fernandes da Silva Ramos
      Tel.: +55 11 2648-1303
      E-mail: ppg.mineral@usp.br
    • Poli – Santos (Engenharia de Petróleo)
      Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo
      Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
      Praça Narciso de Andrade s/n – Vila Mathias – Santos – SP, Brasil – CEP 11013-560,
    • Secretária Regiane Isabel da Silva
      Tel.: +55 13 3229-2710
      E-mail: regianes@usp.br

REQUERIMENTO DE MATRÍCULAMATRÍCULA PPGEMin

CALENDÁRIO ESCOLAR: Calendario 1º e 2º sem. 2023 – POLI

MATRÍCULA ON-LINE (somente alunos regulares antigos):  www.sistemas.usp.br 

REQUERIMENTO DE RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA (conforme calendário e somente para alunos regulares, enviar pdf com assinaturas para Secretaria do PPGEMin ppg.mineral@usp.brFORMULPARIO RETIFICAÇÃO MATRÍCULA – ALUNO REGULAR

Legislação USP:

Regimento da Pós-Graduação USP – Resolução 7493/2018.

Regulamento do PPGEMin – Resolução CoPGr 7613/2019.

DISCIPLINAS DO PROGRAMA

O programa conta atualmente com 44 disciplinas ativas e cadastradas que são ministradas regularmente em intervalos anual, bienal e trienal. Estas estão relacionadas diretamente às competências dos docentes cadastrados no programa e, indiretamente, atreladas às linhas de pesquisa do programa.

A relação atualizada das disciplinas, seus objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e bibliografia estão disponíveis no Catálogo de Disciplinas do Sistema Janus da USP: acesso às disciplinas ativas do PPGEMin-EPUSP).