Disciplinas e Calendário

 DISCIPLINAS

HORÁRIO DE DISCIPLINASDISCIPLINAS PPGEMin 1º e 2º períodos 2021 SITE
HORÁRIO DE DISCIPLINAS: 3º período de 2021 – divulgaremos em junho. 

CALENDÁRIO ESCOLAR 2021

1º PERÍODO

2º PERÍODO

3º PERÍODO

PRÉ-MATRÍCULA DOS ALUNOS REGULARES (PELA WEB – JANUS)  22/02 a 07/03/2021   22/02 a 07/03/2021 05/07 a 11/07/2021
AVAL DOS ORIENTADORES (PELA WEB – JANUS)  08/03 a 14/03/2021  08/03 a 14/03/2021 12/07 a 18/07/2021
DEFERIMENTO DOS MINISTRANTES (PELA WEB – JANUS)  15/03 a 21/03/2021  15/03 a 21/03/2021 19/07 a 25/07/2021
MATRÍCULA DOS ALUNOS REGULARES NOVOS E ALUNOS ESPECIAIS (acompanhe abaixo as atualizações das Informações Importantes PPGEMin)   01/03 a 05/03/2021  01/03 a 05/03/2021 05/07 a 09/07/2021
 INÍCIO DO PERÍODO LETIVO  22/03/2021  14/06/2021 13/09/2021
RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA (FORA DA INTERNET) *Para alunos que fizeram matrícula 15/03 a 19/03/2021 21/06 a 25/06/2021 19/07 a 23/07/2021
 PRAZO FINAL PARA ENTREGA DAS NOTAS  60 dias após o término da disciplina  60 dias após o término da disciplina  60 dias após o término da disciplina

OBSERVAÇÕES

A Escola Politécnica, por oferecer cursos quadrimestrais, adapta-se ao calendário de Pós-Graduação da USP, que é semestral.

O Sistema Janus não aceita matrícula decorridos 25% do início das aulas (para garantir que o aluno obtenha 75% de frequência mínimo exigido para aprovação na disciplina).

Inclusão de disciplinas – aluno especial: como não tem vínculo com nenhum programa, cursa disciplinas isoladas; o Sistema Janus permite matrícula somente antes de início do período.

As disciplinas são oferecidas normalmente no período de 12 semanas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PPGEMin:

1.  As aulas do 1º e 2º períodos serão ministradas de forma não presencial em virtude da quarentena da pandemia do COVID-19, conforme Comunicado da PRPG, de 20/01/2021 ou de acordo com instruções superiores que forem divulgadas oportunamente.

2. A matrícula do(a) candidato(a) aprovado(a) em processo seletivo válido como aluno(a) regular do programa somente será homologada após a anuência do professor orientador e disponibilidade de vaga para orientação portanto é obrigatória a apresentação, pelo aluno, de carta de aceite assinada por um professor credenciado no PPGEMin (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/orientadoresInicial.jsf?tipo=O&action=2&codare=3134). Os pedidos de matrícula de aluno regular Mestrado ou Doutorado devem ser enviados pelo Google Forms:   https://forms.gle/ejHYZZMVGooWMUSx6, das 9h do dia 1º de março às 17h do dia 05 de março de 2021.

3. TODOS os alunos especiais devem consultar previamente, por email, o docente da disciplina (http://www.pmi.poli.usp.br/?page_id=27), declarando a respectiva anuência no formulário do pedido de matrícula. ATENÇÃO: veja no início desta página as disciplinas que serão oferecidas no 1º e no 2º períodos de 2021. Alunos especiais podem solicitar matrícula em até 3 disciplinas por ano, a serem analisadas e aprovadas pela CCP do PPGEMin.

5. Em função da pandemia do COVID-19, a matrícula de alunos especiais para o primeiro e segundo períodos de 2021 será recebida pelo Google Forms:  https://forms.gle/9ipnMmQUaszkYfuR8, das 9h do dia 1º de março às 12h do dia 05 de março de 2021.

6. É cobrada uma taxa de inscrição de R$100,00 por disciplina para os alunos especiais. Após envio dos documentos pelo Google Forms, solicite, por gentileza, o respectivo boleto bancário para beleza@usp.br e, para efetivar a matrícula, envie o comprovante de pagamento, no máximo até 17h do dia 5 de março de 2021.

IMPORTANTE: O valor da taxa somente poderá ser reembolsado ao aluno caso a disciplina seja cancelada por motivo de número insuficiente de inscritos.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS E ALUNOS REGULARES NOVOS
– 1 foto 3×4;
– Cópia do histórico escolar graduação (e também histórico do mestrado para ingresso no doutorado);
– Cópia do diploma de graduação, frente e verso, e para doutorado, cópia também do diploma de mestrado, frente e verso;
– Cópia da carteira de identidade e do CPF; e
– Formulário de matrícula totalmente preenchido e assinado (disponível abaixo).
– Somente para alunos especiais: comprovante de pagamento da taxa de matrícula, sendo R$100,00 por disciplina.

ATENÇÃO: Os alunos especiais e os alunos regulares deverão apresentar 1 FOTO 3X4 e 1 cópia autenticada de cada documento acima relacionados, exceto o formulário de matrícula e o comprovante de pagamento, na Secretaria do PPGEMin, em Santos ou em São Paulo, tão logo o atendimento presencial retorne à normalidade.

FORMULÁRIO PARA MATRÍCULAFORMULÁRIO MATRÍCULA PPGEMin
CALENDÁRIO ESCOLAR
Calendario 1º e 2º sem. 2021 – POLI
MATRÍCULA ON-LINE (somente alunos regulares antigos):  www.sistemas.usp.br 

DISCIPLINAS DO PROGRAMA

O programa conta atualmente com 39 disciplinas ativas e cadastradas que são ministradas regularmente em intervalos anual, bienal e trienal. Estas estão relacionadas diretamente às competências dos docentes cadastrados no programa e, indiretamente, atreladas às linhas de pesquisa do programa.

Disciplinas de abrangência geral

Tratamento de minérios

Lavra de minas

Pesquisa e economia mineral

Caracterização tecnológica de minérios e matérias primas minerais

Controle ambiental, higiene e segurança em mineração

Oléo e gás (linha de pesquisa em implementação)

A relação atualizada das disciplinas, seus objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e bibliografia estão disponíveis no Sistema Janus. (acessar)