Pós-Graduação | Bolsas e Programa PAE

BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR

Candidatos interessados em cursar Mestrado ou Doutorado em tempo integral e com dedicação exclusiva podem participar da seleção das Bolsas Demanda Social da CAPES alocadas ao PPGEMin.

Para a classificação dos candidatos serão avaliados:

  • Desempenho na prova de Proficiência em Conhecimentos de Engenharia Mineral
  • Histórico escolar de graduação
  • Histórico escolar de pós-graduação
  • Atividades de pesquisa (iniciação científica, eventos, etc.)
  • Produção científica (publicações, anais de eventos, etc.)

Esta bolsa terão a duração de um ano podendo serem renovadas ou não em face do desempenho acadêmico dos alunos e eventual necessidade de readequação as necessidades do Programa

PROGRAMA PAE

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES.

O PAE contempla duas etapas; a primeira compreende preparação pedagógica e a segunda um estágio supervisionado em docência realizada especificamente em disciplinas de graduação. Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da CCP do PPGMin, poderão receber créditos pela atividade.

Para maiores informações e inscrições no programa PAE ver site da Escola Politécnica – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.