Uma das atividades de extensão existentes em Santos é o Capítulo Estudantil SPE da USP, que é uma entidade acadêmica formada por alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli Santos. O Capítulo tem como objetivo principal desenvolver atributos de liderança e responsabilidade em seus membros, bem como aproximar os estudantes à indústria de óleo e gás. Há mais de 330 Capítulos espalhados pelo mundo, sendo todos subordinados à SPE (Society of Petroleum Engineers), que se trata de uma organização sem fins lucrativos cuja missão é coletar, trocar e disseminar conhecimentos relacionados à indústria do petróleo.
Nesse sentido, o Capítulo Estudantil SPE da USP, em específico, organiza workshops, palestras, cursos e visitas técnicas, pelos quais o aluno é introduzido aos mais recentes desenvolvimentos técnicos da área. Além disso, o Capítulo também desenvolve atividades de cunho social, a exemplo de campanhas de doação de sangue e arrecadação de alimentos, bem como eventos solidários de integração com crianças carentes.
Dessa maneira, é possível contribuir para o desenvolvimento local da indústria do petróleo e gás, atuando ainda na íntegra formação de profissionais líderes e aptos a aliar conhecimentos técnicos à consciência social.
Inicialmente, a sede das atividades do Capítulo localizava-se na cidade de São Paulo. A partir de 2013, o Capítulo passou a, gradativamente, transferir-se para Santos, cidade que atualmente abriga o curso de Engenharia de Petróleo da USP, passando a fomentar um sentimento de pioneirismo e protagonismo na história da Escola Politécnica. A diretoria do Capítulo em 2014 foi a primeira a ser integralmente composta por alunos que iniciaram o curso em Santos.
Apesar de muito jovem, o Capítulo Estudantil SPE da USP já acumula várias conquistas. Entre elas, em 2014 o Capítulo recebeu o Prêmio Gold Standard, concedido pela SPE a apenas 19 dos 310 Capítulos existentes em todo mundo, em reconhecimento à realização de um nível admirável de atividades durante o último ano.
No ano seguinte, o Capítulo recebeu a honraria máxima concedida pela SPE, o Outstanding Student Chapter 2015, devido ao maior nível de excelência nas atividades realizadas no ano anterior. Com isso, o Capítulo da USP se tornou um dos mais jovens a obter os dois prêmios oferecidos pela SPE. No ano seguinte, em 2016, o Capítulo repetiu o feito, obtendo então pela segunda vez consecutiva o prêmio de maior reconhecimento dado pela SPE. Nesse mesmo ano, dois membros do capítulo foram a Dubai para receber tal premiação na Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE).
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SPE STUDENT CHAPTER: Capitulo Estudantil da USP