SPE – Capítulo Estudantil USP

Uma das atividades de extensão existentes em Santos é o Capítulo Estudantil SPE da USP, que é uma entidade acadêmica formada por alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli Santos. O Capítulo tem como objetivo principal desenvolver atributos de liderança e responsabilidade em seus membros, bem como aproximar os estudantes à indústria de óleo e gás. Há mais de 330 Capítulos espalhados pelo mundo, sendo todos subordinados à SPE (Society of Petroleum Engineers), que se trata de uma organização sem fins lucrativos cuja missão é coletar, trocar e disseminar conhecimentos relacionados à indústria do petróleo.

Nesse sentido, o Capítulo Estudantil SPE da USP, em específico, organiza workshops, palestras, cursos e visitas técnicas, pelos quais o aluno é introduzido aos mais recentes desenvolvimentos técnicos da área. Além disso, o Capítulo também desenvolve atividades de cunho social, a exemplo de campanhas de doação de sangue e arrecadação de alimentos, bem como eventos solidários de integração com crianças carentes.

Dessa maneira, é possível contribuir para o desenvolvimento local da indústria do petróleo e gás, atuando ainda na íntegra formação de profissionais líderes e aptos a aliar conhecimentos técnicos à consciência social.

Inicialmente, a sede das atividades do Capítulo localizava-se na cidade de São Paulo. A partir de 2013, o Capítulo passou a, gradativamente, transferir-se para Santos, cidade que atualmente abriga o curso de Engenharia de Petróleo da USP, passando a fomentar um sentimento de pioneirismo e protagonismo na história da Escola Politécnica. A diretoria do Capítulo em 2014 foi a primeira a ser integralmente composta por alunos que iniciaram o curso em Santos.

capítulo e prêmios JPGApesar de muito jovem, o Capítulo Estudantil SPE da USP já acumula várias conquistas. Entre elas, em 2014 o Capítulo recebeu o Prêmio Gold Standard, concedido pela SPE a apenas 19 dos 310 Capítulos existentes em todo mundo, em reconhecimento à realização de um nível admirável de atividades durante o último ano.

No ano seguinte, o Capítulo recebeu a honraria máxima concedida pela SPE, o Outstanding Student Chapter 2015, devido ao maior nível de excelência nas atividades realizadas no ano anterior. Com isso, o Capítulo da USP se tornou um dos mais jovens a obter os dois prêmios oferecidos pela SPE. No ano seguinte, em 2016, o Capítulo repetiu o feito, obtendo então pela segunda vez consecutiva o prêmio de maior reconhecimento dado pela SPE. Nesse mesmo ano, dois membros do capítulo foram a Dubai para receber tal premiação na Annual Technical Conference and Exhibition (ATCE).

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SPE STUDENT CHAPTER: http://speuspstudentchapter.com.br/capitulo.html

spe-fig3

Terceiro Workshop de Petróleo da USP, que foi realizado no Hotel Mendes Plaza em Santos, entre os dias 3 e 6 de novembro de 2015, contando com grandes patrocinadores e colaboradores e inúmeras palestras e minicursos. O evento possuiu um grande aumento no público em relação ano anterior, oriundo não só de faculdades da Baixada Santista, como também de São Paulo. Na foto, minicurso ministrado por profissionais da Shell.
spe-fig3
Realização da primeira edição do PetroMasters, evento organizado com o objetivo de divulgar para as demais faculdades da Baixada Santista o programa de Pós-Graduação do PMI, que contou não só com palestras informativas acerca do programa de Pós-Graduação da Poli-USP em Santos, como também com um bate-papo com pós-graduandos sobre suas experiências acadêmicas e no mercado de trabalho.

foto tutoria e parte da diretoria

Tutoria e parte da diretoria do Capítulo Estudantil SPE – USP