Extensão

As atividades de extensão universitária são aquelas voltadas diretamente para a sociedade e que não estão vinculadas aos cursos de graduação ou pós graduação strictu senso (mestrado e doutorado). Envolvem diversas modalidades de cursos (MBA, especialização, aperfeiçoamento, atualização e difusão) e também atividades sociais.

ESCOLA POLITÉCNICA – CULTURA E EXTENSÃO

POLI CIDADÃ

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO DA USP

Curso de especialização – Pós Graduação Lato Sensu

PECE – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – PECE/Poli, foi criado em 1973, com o objetivo de difundir o conhecimento da Poli junto ao setor produtivo, atendendo assim aos reclamos da sociedade civil na formação qualificada de seus recursos humanos e a uma das principais atividades fins da Universidade, que é a Extensão.

Com as novas orientações de procedimento oriundas do novo estatuto da USP, em 1987, o PECE/Poli tornou-se um paradigma da educação continuada nacional, servindo como exemplo de organização para várias unidades da USP e de outras universidades congêneres do país.

O sucesso desta ideia é constatado pelos mais de 30.000 profissionais que já foram qualificados nesse período pelos cursos de extensão do PECE/Poli.

Projetos sociais

Além de formar recursos humanos que determinarão o desenvolvimento da sociedade, o PMI também destina seus esforços a ações sociais de impacto mais imediato na comunidade

Projeto Poli / Fonte Mirim

O Projeto Poli / Fonte Mirim oferece a crianças e adolescentes carentes aulas gratuitas de capoeira, percussão e dança folclórica, sob a condição de estarem estudando. Ao final de todo o mês, a família do aluno recebe ainda uma cesta básica. O objetivo é manter o jovem na escola, proporcionado melhores perspectivas sócio-econômicas. Desde que foi criado, em 1996, o projeto já beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes, de 5 a 15 anos, que moram próximos ao campus universitário da USP, em uma das comunidades mais carentes de São Paulo.

Para participar do projeto, que tem o limite de 60 vagas, os pais devem inscrever pessoalmente seus filhos na secretaria do “Centro Acadêmico Moraes Rego” (Av. Prof. Mello Moraes, 2.373, Cidade Universitária) ou pelo telefone 11-3091-1880. Outros interessados que não se enquadrarem nos requisitos socioeconômicos do projeto também podem participar das atividades mediante pagamento de mensalidade. As aulas, que acontecem às terças, quintas e sextas-feiras, são ministradas por alunos, ex-alunos e professores da Escola Politécnica, além de funcionários da universidade.

O projeto recebe doações em dinheiro, além de roupas, calçados e instrumentos musicais. Mais informações: (11) 3091-1880.

Dança espontânea

O projeto Dança Espontânea, que integra as atividades do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, oferece aulas de dança para pessoas com idade acima de 60 anos. O objetivo é introduzir movimentos de dança e expressão cultural, usando técnicas de massagem do-in e alongamento, aplicados a ritmos folclóricos e danças de salão.

Desde que foi criado, em 1996, conta com a participação de cerca de 50 pessoas por turma. As aulas são gratuitas e acontecem todas às sextas-feiras, das 10h00 às 11h30, na sala de aeróbica do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). Os interessados podem se inscrever diretamente com os professores no primeiro dia de aula, bastando levar uma foto 3×4. O projeto tem limite de 80 vagas por semestre, com duração de março a junho e de agosto a novembro.

Mais informações: (11) 3091-5786 ramais 21 ou 25