Pós-Graduação

O PMI oferece cursos de pós graduação lato sensu (cursos de especialização e MBA) e cursos de pós graduação strictu sensu (mestrado e doutorado).

Curso de especialização – Pós Graduação Lato Sensu

Consultar o menu “Extensão” deste site.

Mestrado e Doutorado – Pós Graduação Strictu Sensu

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral (PPGEMin) engloba cursos de pós-graduação strictu sensu em níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado e conta com alunos regulares e especiais.

Os principais objetivos do Programa são:

  1. Formar profissionais de alto nível para atuar em docência, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, no âmbito da Engenharia Mineral;
  2. Realizar pesquisas científicas e tecnológicas de caráter inovador com reflexo na produção de conhecimento vinculado às necessidades brasileiras;
  3. Contribuir para a sustentabilidade das indústrias extrativas de base mineral, por meio da geração e avaliação de tecnologias e procedimentos que minimizem o impactos ambientais e sociais adversos e maximizem as contribuições positivas;
  4. Dialogar e desenvolver parcerias com a iniciativa privada, com organizações governamentais e do terceiro setor, buscando contribuir para tornar a indústria extrativa de base mineral brasileira mais competitiva, produtiva e sustentável;
  5. Contribuir para uma maior inserção da USP e da Escola Politécnica na comunidade científica e tecnológica internacional, por meio de convênios de cooperação, intercâmbio de pessoal, participação em bancas examinadoras, organização de eventos técnico-científicos, atuação em conselhos editoriais de periódicos e demais iniciativas.

O Mestrado Acadêmico visa o domínio e a realização de trabalho técnico-científico que demonstre capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica e tecnológica.

O Doutorado visa o domínio e a realização de trabalho técnico-científico de investigação que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado.

Alunos regulares são aqueles devidamente matriculados para a obtenção dos graus de Mestre ou de Doutor. A matrícula na condição de aluno regular do programa depende de aprovação em Processo Seletivo.

Aos alunos regulares são oferecidas facilidades como bolsas de estudo e uma ampla infra-estrutura. Além disso, os alunos podem usufruir de convênios de pesquisa ou de cooperação tecnológica que a Pós-Graduação em Engenharia Mineral da EPUSP mantém com empresas públicas, privadas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos de fomento, como CAPES, CNPq, FINEP e FAPESP.

Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com o Programa.

Candidatos inscritos como aluno especial poderão posteriormente solicitar passagem para aluno regular, mediante atendimento das condições do Edital de Processo Seletivo.

Quando da passagem de aluno especial para aluno regular, após aprovação em Processo Seletivo, poderão ser aproveitados créditos em disciplinas cursadas isoladamente de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.

Os prazos vigentes para a inscrição no exame de qualificação e defesa da dissertação ou tese são apresentados no quadro a seguir:

Inscrição para Exame de Qualificação Defesa de Dissertação ou Tese
Regulamento antigo Regulamento outubro 2014
Mestrado 18 meses 15 meses 30 meses
Doutorado para alunos
com título de Mestre
28 meses 24 meses 48 meses
Doutorado direto 36 meses 30 meses 60 meses

ÁREAS DE PESQUISA

Caracterização tecnológica
Estuda as propriedades físicas, químicas e físico-químicas de matérias primas minerais e materiais em geral frente aos processos industriais de transformação visando a otimização de aproveitamento de recursos minerais. Compreende o estudo das características mineralógicas, das associações minerais e de liberação do mineral útil em relação à ganga.

Engenharia ambiental, higiene e segurança aplicadas à mineração
Pesquisas relacionadas a higiene, segurança e meio ambiente na mineração, avaliação de impactos ambientais, gerenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas

Lavra de minas
Estudo de processos técnicos com uma visão econômica que procura extrair os bens minerais existentes no subsolo de forma que eles possam ser utilizados diretamente ou indiretamente, passando por processos de beneficiamento de minerais.

Pesquisa e economia mineral
Estudo de técnicas de localização e avaliação qualitativa e quantitativa de concentrações minerais, visando ao seu aproveitamento econômico.

Tratamento de minérios e resíduos industriais
Linha de pesquisa que engloba todas as operações unitárias, de redução e separação por tamanho e de separação de fases, que se aplicam aos minérios, rejeitos de mineração e aos resíduos sólidos industriais com objetivo de lhes agregar valor e atender a especificações do mercado consumidor.

Petróleo e gás
Desenvolver pesquisas relacionadas à Exploração & Produção de Petróleo & Gás Natural, cobrindo tópicos desde a caracterização e engenharia de reservatórios, construção de poços, até áreas de pesquisas transversais.

As atividades da pós-graduação nas linhas de pesquisa da Engenharia de Petróleo ocorrem na unidade da Escola Politécnica de Santos.