Atividades Extracurriculares

ESTÁGIO

O estágio é um instrumento eficiente para a formação de novos profissionais, que possibilita a aplicação prática da teoria aprendida na Escola. No caso dos cursos de Engenharia de Minas e de Petróleo, é obrigatório e é realizado a partir do terceiro ano do curso.

Para realizá-lo, é exigido que as atividades pré-determinadas sejam cumpridas em uma carga horária específica, de acordo com o projeto pedagógico do curso. Deve haver ainda acompanhamento e supervisão do professor orientador. Mas só pode ser feito em empresas que mantenham convênio com a Escola Politécnica.

SERVIÇO DE ESTÁGIO DA POLI 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida pelo aluno de graduação, a partir do início do segundo ano do curso. Os alunos desenvolvem a pesquisa acompanhados por um professor orientador e podem ter auxílio financeiro de uma bolsa de IC.

Os interessados em ingressar nas atividades de iniciação científica devem ter bom desempenho acadêmico e procurar professores ou pós-doutorandos para obter informações sobre as áreas de pesquisa a serem desenvolvidas, de modo a criar vínculo orientador-estudante.

BOLSAS PARA PESQUISA DE GRADUAÇÃO 

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Alunos de graduação da Escola Politécnica têm a oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico internacional. Na Poli, são oferecidas três modalidades: Intercâmbio Aberto ou Livre; Aproveitamento de Créditos; e Duplo Diploma (DD).

Nos dois primeiros casos, o período de intercâmbio pode durar de seis meses a um ano, sendo a escolha das disciplinas é realizada pelo próprio aluno. Todas as disciplinas cursadas são acrescidas no histórico escolar. Já no Programa de Duplo Diploma, o aluno finaliza a graduação com dois diplomas: um da Poli e outro, da instituição estrangeira. Neste caso, o aluno aumenta o seu período de formação na Poli para 6, 6½ ou até 7 anos e não tem flexibilidade de escolha de disciplinas.

COMISSÃO DE RELAÇÃO INTERNACIONAIS 

ESPORTE E CULTURA

A Poli oferece um vasto leque de opções para a prática de esportes.

A AAAP (Associação Atlética Acadêmica Politécnica) possui equipes de atletismo, basquete, beisebol, futebol de campo, futsal, handebol,jiu-jitsu, judô, karatê, natação, pólo aquático, rugby, softbol, tae kwon do, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez, além de contar com a Rateria, uma das maiores baterias universitárias do País. Também podem desenvolver atividades físicas no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), um complexo poliesportivo onde são oferecidos diversos cursos.

ATLÉTICA POLITÉCNICA

CEPEUSP

Opções culturais são:

  • CINUSP
  • CoralUSP
  • Orquestra de Câmara da USP
  • Orquestra Sinfônica da USP
  • Teatro da USP

PRÓ REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

CENTRO MORAES REGO

Fundado em 1944, o Centro Moraes Rego (CMR) integra alunos dos departamentos de Engenharia de Minas e de Petróleo e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. A sede do CMR é um local para relaxar após as aulas. Lá é possível jogar sinuca, xadrez e pôquer, assistir tevê e até esquentar a comida trazida de casa no microondas. Para integrar os estudantes, o CMR também promove campeonatos esportivos, churrascos e festas.

Na área acadêmica, o Centro é responsável pela organização da Semana de Estudos Mínero-Metalúrgicos (SEMM), realizada anualmente com o objetivo de aproximar os estudantes de graduação das grandes companhias do setor, por meio de palestras, debates e visitas técnicas. Todos os anos, o CMR também organiza palestras aos calouros da Poli para fornecer informações sobre os cursos de Engenharia de Materiais, Metalurgia, Minas e Petróleo.

CENTRO MORAES REGO