Laboratórios

O Departamento conta com Laboratórios equipados para a produção e aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos nas áreas de mineração e de petróleo.

Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT)

As atividades do LCT-EPUSP estão centradas na área de Caracterização Tecnológica de Matérias Primas Minerais e,  subordinadamente, de materiais e produtos de processamentos metalúrgicos e químicos, além de resíduos industriais.

Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração (LACASEMIN)

As áreas de atuação do LACASEMIN pertencem aos campos da Engenharia Ambiental, da Higiene Ocupacional e da Segurança na Mineração. Atua em cursos de extensão e aperfeiçoamento para empresas e entidades, elaboração e execução de projetos e medições para empresas e indústrias, elaboração de textos de divulgação e textos técnicos associados à engenharia ambiental, segurança e higiene do trabalho.

Laboratório de Mecânica de Rochas (LMR)

Tem como objetivo principal promover e contribuir para o desenvolvimento de  pesquisas que levem ao progresso da Mecânica de Rochas e ao desenvolvimento de técnicas para sua aplicação às obras de engenharia.

Laboratório de Planejamento e Otimização de Lavra (LAPOL)

A missão do LAPOL é ensinar e aperfeiçoar as técnicas de planejamento em uso nas principais minerações do Brasil, bem como  desenvolver novas técnicas de planejamento e controle da produção.

Laboratório de Tratamento de Minérios e Resíduos Industriais (LTM)

O LTM é o mais antigo laboratório do Departamento. Encontra-se equipado para realização de ensaios descontínuos, segundo  diferentes operações unitárias de beneficiamento de minérios (de cominuição e classificação, de concentração). Conta com razoável gama de equipamentos básica e essencial para o tratamento de minérios, em escala, bancada ou piloto, dentre outros.

Laboratório de Simulação e Controle de Processos de Tratamento de Minérios (LSC)

Seu objetivo principal consiste no estabelecimento de um centro de excelência dedicado ao estudo, pesquisa, aplicação e ensino das  técnicas de modelagem matemática, simulação e controle de processos de tratamento de minérios.

Laboratório de Fenômenos de Transporte e Química de Interfaces Aplicados à Engenharia Mineral (LFQI)

O LFQI atual na área de tratamento de minérios e efluentes da mineração, fenômenos de transporte e de interface aplicados ao tratamento de minérios, desenvolvimento de reagentes de flotação e recuperação de áreas degradadas pela indústria mineral.

Laboratório Integrado de Simulação Tecnológica (LISTEC)

O laboratório, localizado na unidade Santos, integra diferentes campos do conhecimento no intuito de formar, capacitar, desenvolver pesquisa e extensão voltadas às ciências energéticas. Tem como enfoque particular as simulações tecnológicas utilizadas nas engenharias de petróleo e gás.

Laboratório de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios de Petróleo (LASG)

O  laboratório, localizado na unidade Santos esta voltado para atender alunos de pós-graduação e graduação, visando o desenvolvimento de pesquisas na área de simulação e gerenciamento de reservatórios de petróleo. Busca também dar suporte às disciplinas que requerem o uso de simuladores, bem como às atividades de extensão.