O Departamento conta com Laboratórios equipados para a produção e aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos nas áreas de mineração e de petróleo.
Laboratório de Tratamento de Minérios e Resíduos Industriais (LTM)
O LTM é o mais antigo laboratório do Departamento. Encontra-se equipado para realização de ensaios descontínuos, segundo diferentes operações unitárias de beneficiamento de minérios (de cominuição e classificação, de concentração). Conta com razoável gama de equipamentos básica e essencial para o tratamento de minérios, em escala, bancada ou piloto, dentre outros.
Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT)
As atividades do LCT-EPUSP estão centradas na área de Caracterização Tecnológica de Matérias Primas Minerais e, subordinadamente, de materiais e produtos de processamentos metalúrgicos e químicos, além de resíduos industriais.
Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração (LACASEMIN)
As áreas de atuação do LACASEMIN pertencem aos campos da Engenharia Ambiental, da Higiene Ocupacional e da Segurança na Mineração. Atua em cursos de extensão e aperfeiçoamento para empresas e entidades, elaboração e execução de projetos e medições para empresas e indústrias, elaboração de textos de divulgação e textos técnicos associados à engenharia ambiental, segurança e higiene do trabalho.
Laboratório de Mecânica de Rochas (LMR)
Tem como objetivo principal promover e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que levem ao progresso da Mecânica de Rochas e ao desenvolvimento de técnicas para sua aplicação às obras de engenharia.
Laboratório de Planejamento e Otimização de Lavra (LAPOL)
A missão do LAPOL é ensinar e aperfeiçoar as técnicas de planejamento em uso nas principais minerações do Brasil, bem como desenvolver novas técnicas de planejamento e controle da produção.
Laboratório de Simulação e Controle de Processos de Tratamento de Minérios (LSC)
Seu objetivo principal consiste no estabelecimento de um centro de excelência dedicado ao estudo, pesquisa, aplicação e ensino das técnicas de modelagem matemática, simulação e controle de processos de tratamento de minérios.
Laboratório de Fenômenos de Transporte e Química de Interfaces Aplicados à Engenharia Mineral (LFQI)
O LFQI atual na área de tratamento de minérios e efluentes da mineração, fenômenos de transporte e de interface aplicados ao tratamento de minérios, desenvolvimento de reagentes de flotação e recuperação de áreas degradadas pela indústria mineral.
Laboratório de Amostragem e Manuseio de Sólidos Granulados (LAM)
O LAM foi criado em parceria com a Universidade de Newcastle (UoN) visando à pesquisa e ao desenvolvimento de testes de propriedades de fluxo e de caracterização da heterogeneidade de minérios, fundamentais para o projeto de instalações de manuseio e amostragem e para a calibração de modelos na simulação DEM.
Laboratório Integrado de Simulação Tecnológica (LISTEC)
O laboratório, localizado na unidade Santos, integra diferentes campos do conhecimento no intuito de formar, capacitar, desenvolver pesquisa e extensão voltadas às ciências energéticas. Tem como enfoque particular as simulações tecnológicas utilizadas nas engenharias de petróleo e gás.
Laboratório de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios de Petróleo (LASG)
O laboratório, localizado na unidade Santos está voltado para atender alunos de pós-graduação e graduação, visando o desenvolvimento de pesquisas na área de simulação e gerenciamento de reservatórios de petróleo. Busca também dar suporte às disciplinas que requerem o uso de simuladores, bem como às atividades de extensão.